Câmara aprova agendamento nos bancos durante pandemia do Coronavírus

Iniciativa do vereador Igor Oliveira visa dar atendimento prioritário e evitar filas

Câmara aprova agendamento nos bancos durante pandemia do Coronavírus

Foto: Allan S. Ribeiro

Gravidas, idosos e deficientes poderão ter agendamento prioritário nas agências bancárias durante a pandemia do novo Coronavírus. É disso que trata o projeto do vereador Igor Oliveira (MDB) que foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira, 09 de abril, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Segundo o vereador, a propositura veio após uma fiscalização feita por ele nas agências da cidade durante a semana. Muitas pessoas, principalmente idosos, acabaram ficando muito tempo na fila, expostos, sem nenhum regramento, contrariando o que preconiza a Organização Mundial da Saúde.

Nos bancos das avenidas Mogiana e Dom Pedro, por exemplo, as filas eram imensas. Os flagrantes sensibilizaram o vereador que pediu urgência na votação para dar celeridade ao processo.

“Nós temos atualmente 127 agencias bancárias na cidade. Muitas pessoas, as mais simples, mais idosas, não conseguem usar aplicativos para movimentações bancárias e acabam indo até o local. As filas são cruéis. Não há o distanciamento de um metro, quase ninguém usa máscara, não há onde sentar. Isso expõe, inclusive, os bancários. Precisamos parar com essa vergonha urgentemente” justificou  Igor.

No projeto os bancos ficam obrigados a disponibilizar agendamento para atendimento prioritário a idosos, gestantes e deficientes físicos, durante a pandemia do Covid-19 (Coronavírus), e agendamento será feito pelo telefone, site ou aplicativo do próprio banco.

No caso da impossibilidade do agendamento, a agência bancária deverá disponibilizar horário exclusivo de atendimento para idosos, gestantes e deficientes físicos.

Havendo descumprimento, a multa será de 100 UFESPS por infração.

O prazo para adequação é de 10 dias.

Essa é uma medida necessária e temos certeza de que o prefeito municipal, senhor Duarte Nogueira, vai sancionar pelo bem da nossa cidade e da nossa população, finalizou o vereador.

*Com informações assessoria Igor Oliveira